Responsabilidade Social

Um dos pilares que sustenta a base de atuação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Responsabilidade Social tem o objetivo de contribuir com o avanço do sistema de saúde brasileiro, através da proposição de novas práticas e tecnologias. O Hospital mantém projetos estruturados com o Governo Federal e prefeituras, além de apoiar e cultivar ações de assistência à comunidade.

Proadi-SUS

Proadi-SUS
Considerado pelo Ministério da Saúde uma das seis instituições de excelência do território nacional, o Hospital mantém desde 2008 uma parceria com o Proadi-SUS, que desenvolve projetos como o de reestruturação de hospitais públicos que já beneficiou 17.654 profissionais em vários estados. O objetivo de aperfeiçoar processos, protocolos e procedimentos alcança as áreas de avaliação e incorporação de tecnologias, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde, e desenvolvimento de técnicas e gestão em serviços de saúde. Até o final de 2017 terão sido efetivados outros 14 projetos de melhorias dentro do último triênio da parceria, iniciado em 2015.

Mapa Proadi-SUS

161 milhões
previsão de investimento no triênio 2015-2017.
91,1 milhões
entre 2015 e 2016 investidos nas ações do Proadi-SUS.
16 projetos
iniciados em 2016.

Programa Integrado de Controle do Câncer Mamário

Programa Integrado de Controle do Câncer Mamário
Outra iniciativa de destaque é um convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo que alcançou mais de 17 mil mulheres em São Paulo, dentro do Programa Integrado de Controle do Câncer Mamário realizado entre 2009 e 2014. Dirigido à região da Mooca e adjacências, o programa ofereceu consultas, diagnósticos, intervenções cirúrgicas e seguimento radio/quimio/hormonioterápicos, além de orientações psicológica, fisioterápica e assistência social.

Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Além disso, no intuito de intensificar as atividades na área pública, garantindo transparência na gestão dos recursos, foi criado, em 2014, o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que também integra o pilar de responsabilidade social, e que administra o Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos.

Complexo Hospitalar dos Estivadores
De média complexidade, o Complexo centra sua atenção nas áreas materno-infantil, clínica e cirúrgica, seguindo o padrão de excelência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, focado num atendimento individualizado, multidisciplinar, integral, humanizado e centrado no paciente e na família.

Números do Complexo

Leito

11,6 mil m²
223 leitos, sendo:

  • 150 leitos de internação
  • 36 leitos de alojamento conjunto
  • 20 leitos de UTI e UCI neonatal
  • 17 leitos de UTI
Sala de Cirurgia

6 salas cirúrgicas, sendo:

  • 2 salas cirúrgicas – CO
  • 4 salas cirúrgicas

5 salas de PPP (pré-parto, parto, pós-parto)
1 ambulatório de egressos