Da Vinci SI

Robô Da Vinci SI
O robô Da Vinci SI é um dos principais destaques do Centro de Cirurgia Robótica.

A tecnologia conta com dois consoles para auxiliar no treinamento e capacitação dos cirurgiões e o trabalho em conjunto durante os procedimentos. O robô oferece o “Single Port”, mecanismo que permite que os procedimentos cirúrgicos sejam feitos com uma única incisão, proporcionando uma cirurgia minimamente invasiva e apresentando muitos benefícios, inclusive, o estético.

Outra vantagem do robô é a fluorescência, que permite marcar o tecido que será retirado. O processo não é tóxico para o paciente e ilumina a área que será operada, um vaso a ser preservado, um linfonodo, entre outros. O robô Da Vinci SI é Full HD, ou seja, oferece imagens com 1080 pixels de resolução, bem acima dos 720 do modelo anterior.

O equipamento é utilizado, assim como o modelo anterior, para a realização de cirurgias em especialidades como a Ginecologia, Gastroenterologia, Urologia e em procedimentos cirúrgicos de cabeça e pescoço e Transoral (em procedimentos para tratar apneia do sono e tumores de boca e garganta).

Como funciona

O robô é controlado pelo cirurgião que opera a partir de um console. Um monitor exibe a cavidade a ser operada, com imagens em 3D ampliadas em até 15 vezes, com alta definição. Do console, o médico executa os movimentos cirúrgicos replicados e aperfeiçoados pelos quatro braços do robô.

O equipamento possui também um dispositivo que filtra eventuais tremores das mãos do médico, conferindo maior precisão ao procedimento, como uma microcirurgia, nos casos de cirurgia cardíaca, por exemplo.