Hospital de SP usa área verde para ajudar no tratamento de pacientes

Estudos mostram que verde ajuda na recuperação e melhoram a saúde.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz fundado há 120 anos por alemães na Bela Vista tem 2 mil m² com samambaias, orquídeas, cedros, sibipurunas e palmeiras. O jardim é usado por pacientes que acreditam que a presença em meio às árvores ajuda na recuperação de enfermidades.

“Tem médico que pede para que a gente traga o paciente para o verde para poder ajudar na recuperação”, diz Maria Paula Gonçalves, técnica de enfermagem. “Ajuda a tirar esse clima de depressão do paciente.”

Cientistas pesquisadores do mundo vêm investigando há algum tepmo a relação da saúde com as áreas verdes com estudos feitos nos Estados Unidos, Japão, Austrália e na Europa.

Em São Paulo, cientistas lembram de um estudo norte-americano que mostra que a força de energia que entra pela janela faz muito bem para quem precisa recuperar a saúde. “Eles fizeram o seguinte experimento: dois grupos de pacientes foram operados da mesma doença. Um foi fazer a recuperação pós-cirúrgica olhando para um jardim e o outro foi fazer a recuperação olhando para a parede”, relata Thais Mauad, patologista da USP.

“Observou-se que esse grupo que fazia a recuperação olhando para as áreas verdes chamou menos a enfermeira e precisou de menos drogas para tirar a dor. Ele teve uma recuperação mais tranquila.”

A paciente Regina Monteira concorda. “Você saindo para um ambiente externo, olhando para tudo esse verde, você respira e se sente mais forte e destemida”, diz.

Saiba mais no G1.

Data: 12/09/2017
Fonte: G1