O que fazer na suspeita de um AVC?

o_que_fazer_na_suspeita_de_avc.jpgQuais são os sinais de alarme que podem nos avisar que uma pessoa está tendo um AVC?

Geralmente, são manifestações súbitas, como:

- Perda de força em um membro ou um lado do corpo
- Dormência em um membro ou um lado do corpo
- Perda de visão de um lado
- Desvio da boca para o lado
- Fala enrolada ou incapacidade para falar
- Perda de equilíbrio ou da coordenação motora

Nos casos de hemorragia cerebral, podem aparecer dores de cabeça de forte intensidade, de início súbito, acompanhadas de náuseas, vômitos e sonolência.

E como verificar estes sintomas?

Algumas maneiras simples de se identificar a suspeita de um AVC são:

1. Peça para a pessoa elevar os membros superiores na horizontal e mantê-los assim por alguns minutos. Se um membro cair mais que o outro, é porque está mais fraco.
2. Peça para pessoa sorrir forçadamente. Se a boca ficar com desvio para um lado, é porque tem fraqueza na face do outro lado.
3. Peça para a pessoa falar a frase: "O rato roeu a roupa do rei de Roma". Se a fala sair enrolada ou não conseguir falar, há suspeita de AVC.

O que fazer nesta situação?

Leve-o IMEDIATAMENTE para um hospital de referência na assistência a pacientes com AVC. Mesmo que os sintomas estejam melhorando, não perca tempo e vá para o hospital. Se o paciente estiver inconsciente ou não houver como transportá-lo, chame uma ambulância (SAMU - 192) e avise da suspeita de que está ocorrendo um AVC. Não dê medicamentos ao paciente sem orientação médica. Em algumas situações, por exemplo, abaixar a pressão arterial do paciente pode agravar a lesão.

Chegando ao hospital, avise logo na entrada que é uma suspeita de AVC. O tratamento do AVC exige agilidade no diagnóstico. Além do atendimento pelo socorrista, o paciente deverá ser avaliado pelo neurologista e realizar exames de imagem (tomografia computadorizada de crânio ou ressonância magnética de crânio). Somente após estas avaliações, o médico poderá estabelecer a conduta mais adequada.

Para algumas formas de AVC, o prazo de tratamento é muito curto, às vezes, de algumas horas. Anote a hora em que o paciente começou a apresentar os sintomas e a medicação que ele toma habitualmente para informar ao médico do Pronto Atendimento.​​

TODO AVC É UMA EMERGÊNCIA MÉDICA !

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1
  • Certificado 2