14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue


14/06/2017

No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo lembrar a importância da doação e esclarecer a população sobre as dúvidas mais comuns em relação à doação de sangue.

O volume de sangue retirado é de aproximadamente 480 ml e a doação pode ser feita em menos de 15 minutos. Segundo Sandra Maria Merotti, enfermeira do Banco de Sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Instituto HOC de Hemoterapia, existem alguns mitos em relação à doação: "Doar sangue não vai deixá-lo mais espesso ou fino; a pessoa não deve estar em jejum; é baixo o risco de o doador sentir algum mal estar e quem faz a doação uma vez não é obrigado a doar sempre.”

Não devem doar sangue as pessoas resfriadas, gripadas, com diarreia, ferimentos não cicatrizados, que tenham feito tatuagem há menos de seis meses, tenham sido submetidas a qualquer procedimento endoscópico ou viajado para regiões com casos notificados de malária nos últimos doze meses, além de outros impedimentos (consultar o site: www.institutohoc.com.br).

 

O que é necessário para doar:

 

·     Ter idade entre 16 e 69 anos, caso já seja doador; ou até 60 anos, caso seja a primeira doação.

·     Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).

·     Estar em boas condições de saúde.

·     Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista.

·     Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

·     Caso tenha almoçado, aguardar no mínimo duas horas para fazer a doação. Se o alimento tiver sido muito gorduroso, aguardar até três horas.

·     Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas útimas 12 horas.

·     Não ter feito doação de sangue há menos de dois meses (homem) e há menos de três meses (mulher).

 

​O Banco de Sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz recebe doações de qualquer interessado em doar sangue; não é preciso ter nenhum vínculo com o hospital, nem ter parentes ou amigos internados ou em tratamento na instituição. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 15h.

Voltar

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1