Compulsão alimentar: uma relação nada saudável com a comida


12/06/2017

O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), comumentemente chamado de “compulsão alimentar”, é um transtorno alimentar no qual a pessoa tem vontade de comer mesmo sem ter fome e, mesmo já satisfeita, continua se alimentando. Isso porque, via de regra, os episódios compulsivos não estão associados nem com a fome nem com a saciedade. Tanto é assim que a prevalência do transtorno entre as pessoas com obesidade é menor que 7%.

As causas do TCAP não são completamente conhecidas. Segundo o Dr. Adriano Segal, responsável pelo serviço de Psiquiatria do Centro de Obesidade e Diabetes (COD) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, aparentemente, dietas restritivas e obesidade desde a infância podem estar associadas ao aparecimento do quadro. Outros fatores, como transtornos depressivos, de ansiedade, o estresse e problemas com a imagem corporal também podem estar associados a doença. "O TCAP é considerado um transtorno psiquiátrico; metade dos pacientes compulsivos apresenta outro transtorno associado."

Dr. Segal explica que vários estudos já tentaram traçar um perfil da pessoa compulsiva, mas sem sucesso. "O que sabemos é que são quadros mais complicados de se tratar do que a obesidade sem a presença da compulsão alimentar. Além disso, esses pacientes apresentam maiores taxas de comorbidade, tanto em relação às doenças psiquiátricas quanto às clínicas."

Não existe um medicamento aprovado oficialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar o transtorno, mas a FDA aprovou recentemente uma medicação antes usada apenas para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como efetiva para tratar o TCAP. "Mas qualquer que seja a abordagem farmacológica, ela deve estar associada à terapia nutricional e a técnicas cognitivo-comportamentais. Além disso, é necessário o tratamento conjunto das comorbidades."

Quando não tratada, a compulsão pode trazer alguns riscos aos pacientes, como maior chance de recidiva da obesidade; maior chance de alterações relacionadas ao estresse, com desequilíbrio nos níveis de colesterol e triglicérides; e desenvolvimento do diabetes.​
Voltar

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1